Manter a higienização do ar-condicionado em dia é fundamental para o bom desempenho do aparelho e a qualidade do ar que você respira. Por isso, a limpeza do equipamento deve ser feita periodicamente — ainda que ele fique parado por alguns meses, como durante o inverno, por exemplo.
Para te ajudar nisso, preparamos este artigo com algumas dicas para conservar a vida útil do seu ar. Confira!
A frequência de limpeza e higienização do ar-condicionado vai variar de acordo com a frequência de uso do aparelho e local de instalação. Em casas, por exemplo, o recomendado é que a manutenção completa das unidades interna e externa seja feita, pelo menos, uma vez ao ano.
Em empresas ou locais mais urbanos, com alto índice de poluição, essa higienização deve ser feita, idealmente, uma vez ao mês.
Apesar disso, a limpeza externa do aparelho pode ser feita semanalmente.
Antes de mais continuar, você precisa saber que existe uma diferença entre limpeza e higienização do ar-condicionado.
A limpeza do ar-condicionado é um processo mais simples, de retirada das sujeiras e impurezas na superfície do aparelho. Já a higienização se refere à sanitização do equipamento, com a eliminação de organismos vivos, fungos e bactérias.
No primeiro caso, a limpeza pode ser feita pelo proprietário do aparelho, no segundo caso, das manutenção preventivas, é necessário contar com um técnico especializado, que vai aproveitar a oportunidade para verificar o correto funcionamento das peças.
Primeiramente, para limpar a parte externa do ar-condicionado, desligue o aparelho da tomada. Com um pano úmido e detergente neutro, limpe a parte interna que acumula poeira e a parte externa.
Neste momento, você também pode aproveitar para limpar o filtro de ar.
No caso dos filtros de ar de hera ou nylon, você pode lavá-los com água corrente e sabão neutro e deixar secar no sol. Se o seu filtro for de carvão ativado, não deve ser lavado. Você pode apenas aspirá-lo.
Pessoas que já sofrem com problemas respiratórios são as que mais devem se preocupar com a limpeza dos filtros do ar-condicionado. Isso porque como a função dos filtros é justamente fazer a filtragem do ar, você não pode correr o risco de respirar pó, bactérias, ácaros e afins.
Portanto é ideal fazer a limpeza periódica dos filtros do ar-condicionado pelo menos uma vez a cada dois meses. Assim, garante que você respire um ar mais limpo e livre de impurezas que possam comprometer seus problemas respiratórios.
E além de toda preocupação com a sua saúde em relação as impurezas do ar-condicionado, cuidar da limpeza do filtro também pode influenciar na vida útil do seu aparelho e no consumo de energia.
Manter os filtros do ar-condicionado limpos vão garantir que ele tenha sempre um melhor desempenho, além de uma maior durabilidade. Por outro lado, os filtros sujos irão obrigar que o aparelho exija mais potência para gelar o ambiente, e isso resultará em um maior consumo de energia e maior gasto na conta de luz.